Com a presença de Alexandre Padilha e Rômulo Fernandes, estudo sobre dinâmicas territoriais e desigualdades no ABC é apresentado em Mauá

Por Portal Opinião Pública 23/06/2022 - 10:54 hs
Foto: Divulgação
Com a presença de Alexandre Padilha e Rômulo Fernandes, estudo sobre dinâmicas territoriais e desigualdades no ABC é apresentado em Mauá
Pesquisadores da UFABC apresentaram resultados de estudo realizado na região

Pesquisadores da UFABC (Universidade Federal do ABC) apresentaram em Mauá, durante um café da manhã no último último dia 18 de junho, um estudo chamado “Dinâmicas Territoriais e Desigualdades na Região do Grande ABC”, uma atualização do mapeamento de assentamentos precários da região que levantou informações referentes a acessibilidade a oportunidades de emprego e a equipamentos de educação e saúde na região do Grande ABC. A pesquisa foi coordenada pelos professores da UFABC Jeroen Klink e Rosana Denaldi, entre os anos de 2020 e 2022, junto a equipe técnica do Lepur (Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais).

Durante o encontro, que contou com as presenças do pré-candidato a deputado estadual por Mauá, Rômulo Fernandes (PT), do deputado federal e pré-candidato a reeleição, Alexandre Padilha, e do vereador mauaense Junior Getulio (PT), os pesquisadores explicaram como as informações obtidas ao longo dos dois anos de estudos poderiam contribuir com o desenvolvimento de estratégias e a elaboração de políticas que visem reduzir as desigualdades da região. A pesquisa já havia sido apresentada, recentemente, ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“É um projeto muito importante que mapeou e atualizou o aumento das desigualdades nos últimos anos, principalmente nas áreas habitacionais, na área de vulnerabilidade hídrica e na falta de acesso a oportunidades de emprego e de acesso a equipamentos de saúde e educação. O estudo não é apenas acadêmico, mas também permite tomar decisões sobre políticas públicas e envolve as comunidades sobre os rumos das políticas urbanas e metropolitanas. Ficamos muito contentes em contar com o apoio do deputado”, disse o professor Jeroen Klink, em entrevista a Ponto Final TV, que também cobriu o evento.

Já o deputado federal Alexandre Padilha, responsável pela emenda individual que permitiu o financiamento do estudo, ressaltou a importância dos investimentos nas universidades, especialmente quando são conduzidos estudos que possam trazer benefícios à sociedade.

“Essa é uma grande prioridade nossa, colocar recursos em nossas universidades públicas, do estado de São Paulo, principalmente em projetos que dão retorno à sociedade. Fico muito feliz com a apresentação feita pelo laboratório da Federal do ABC porque escancara o retorno à sociedade, para a população do ABC, para os governos municipais, estadual e federal, aonde estão as pessoas que não têm acesso à médicos, à creches, a oportunidades de emprego, as áreas aonde a água não está chegando, ou seja, a universidade está trazendo para a sociedade, para os governos do ABC, para o Consórcio, para o governo do estado, que tem de se mexer quanto a isso, para o governo federal, está ali, escancarado. O conhecimento está ali, a pesquisa está ali, a ciência está mostrando onde é preciso agir. Sempre estarei apoiando a Universidade Federal do ABC e sempre estarei cobrando, sobretudo o governo estadual e o governo federal para usar esse conhecimento e melhorar a vida do nosso povo”.

Rômulo Fernandes, por sua vez, destacou que as informações contidas na pesquisa poderão ajudar Mauá a transformar a realidade de muitas pessoas.

“Quando vemos a apresentação destes dados e conhecemos essa realidade, conhecemos para transformá-la. Não adianta ter esses elementos desta situação terrível, principalmente de Mauá com a situação das ocupações e seu crescimento e não fazermos nada. Por isso agora temos esse instrumento fundamental. Temos em Mauá uma característica diferente, nos últimos quatro anos com ocupações incentivadas, orquestradas e a apresentação disso pra gente mostra exatamente o caminho que temos de tomar para mudar essa realidade”.