Mauá realiza mutirão de castração de cães e gatos

Por Portal Opinião Pública 07/12/2022 - 11:32 hs
Foto: PMM - Facebook / Reprodução
Mauá realiza mutirão de castração de cães e gatos
Mutirão de castrações em Mauá durou três dias. Iniciativa faz parte das ações de celebração

A Prefeitura de Mauá realizou, no último final de semana, um mutirão para a castração de cães e gatos na cidade. Os procedimentos foram realizados em animais que já estavam previamente cadastrados no CPA (Centro de Proteção Animal), equipamento público que passou por reformas no início deste ano.

A ação, que integra a programação de aniversário da cidade, ocorreu ao longo de três dias, sendo iniciada na sexta-feira (2) no Centro Educacional e Cultural do Parque das Américas, onde o Castramóvel – unidade móvel que atua para agilizar as ações de castração de animais domésticos em todo o município - ficou estacionado. As castrações continuaram no sábado (3) e foram encerradas no domingo (4).

De acordo com a administração municipal, os pedidos de castração precisam ser feitos presencialmente no CPA. É necessário que o responsável pelo animal seja morador da cidade e apresente os originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Após o cadastro, ainda é necessário aguardar a convocação para realizar a castração. 

Centro de Proteção Animal 

Criado para prestar atendimento aos donos de cães e gatos na cidade, o Centro de Proteção Animal de Mauá foi reaberto em maio deste ano após passar por reformas de reformulação e ampliação com o objetivo de levar mais conforto aos pets e aos munícipes.

Entre as obras que foram executadas para modernizar o espaço às necessidades do município, estiveram a criação de um centro cirúrgico e de salas de pré e pós-operatório e de exames. De acordo com a Prefeitura Municipal, parte dos novos procedimentos de maior complexidade será disponibilizada em breve.

Além disso, a unidade também teve o número de salas de consulta triplicado, passando de uma para três. Outra melhoria foi a ampliação da sala de espera, o que permitirá que as pessoas e os animais de estimação não precisem aguardar o atendimento no lado de fora do centro.

O Centro de Proteção Animal está localizado na esquina entre as ruas Almirante Tamandaré e Santos Dumont, na Vila Bocaina, região central da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.