Estudo finlandês aponta que maior contato com a natureza pode ajudar a diminuir uso de medicamentos

Por Portal Opinião Pública 19/01/2023 - 11:51 hs
Foto: Reprodução / Freepik.com

Um estudo finlandês publicado pela revista Occupational & Environmental Medicine indicou que as pessoas que fazem uso de medicamentos para combater doenças como ansiedade, depressão, insônia, pressão alta e asma poderiam ter as doses diminuídas caso tenham maior contato com a natureza.

De acordo com a pesquisa, realizada por cientistas do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar e da Universidade do Leste da Finlândia, pode se notar entre os cerca de seis mil entrevistados – escolhidos de forma aleatória nas cidades de Helsinque (capital finlandesa), Espoo e Vantaa - que aqueles que admitiam visitar espaços verdes de três a quatro vezes por semana diminuíam em 36% as chances de tomar remédio para a pressão arterial; em 33% as chances de usar de medicamentos para saúde mental; e em 26% as chances de usar medicamentos para asma.

Ainda segundo o relatório, as quedas eram ainda maiores entre os entrevistados que mantinham contato com a natureza por mais de cinco vezes na semana. Entre as perguntas realizadas aos voluntários, estavam “quais medicamentos eram utilizados”, “quantos espaços ‘verdes e azuis’ (ambientes naturais em terra e perto de lagos, rios e oceanos, respectivamente) eles podiam ver de casa”, “com qual frequência eles faziam tais vistas” e “quanto tempo eles passavam ou se exercitavam nesses locais”. 

Para os pesquisadores, os dados obtidos mostram uma tendência e poderão ser muito úteis para a realização de novas pesquisas mais aprofundadas sobre o tema.