Check-up em idosos

Por Portal Opinião Pública 30/03/2023 - 09:55 hs
Foto: Divulgação

Dr. Luiz Marcelo Chiarotto Pierro

Conforme acontece o avançar da idade, alguns exames específicos tornam-se necessários. Às vistas da lei, uma pessoa com sessenta anos já é considerada idosa. Porém, sabemos que pessoas com essa idade hoje estão ativas, indo a faculdades, realizando atividades físicas e tendo até mesmo uma vida social agitada, devido ao aumento da expectativa de vida nos dias atuais. Com isso, o check-up no paciente idoso é uma ótima forma de prevenção e cuidado.

O hemograma completo poderá diagnosticar casos de anemia e quantidade do número de leucócitos (células de defesa). A ureia e a creatinina demonstram como está a hidratação e o funcionamento do rim. A glicemia e a hemoglobina glicada diagnosticam diabetes ou resistência à insulina. O perfil lipídico evidencia risco de acidente vascular cerebral (derrame) ou mesmo hipertensão arterial. O TSH e T4 livre monitoram o funcionamento da tireoide.

O eletrocardiograma mensura a frequência cardíaca (quanto o coração bate) e suas oscilações, como as arritmias. A densitometria óssea é um exame que consta na maioria dos protocolos de check-up em idosos. Recomenda-se a mulheres acima dos 65 anos e a homens acima dos 70 anos, exceto em casos de idosos com risco de fratura. Esse é um exame de imagem usado para medir a densidade dos ossos (massa óssea) e avalia o grau de osteopenia e osteoporose, além de verificar a possibilidade de fraturas espontâneas caso quedas ocorram.

A mamografia digital é hoje uma das maiores aliadas no rastreio do câncer de mama. É um exame de rotina para idosos, embora mulheres de outras idades também devam realizar. A análise é realizada anualmente, principalmente nas pacientes que possuam histórico familiar de câncer de mama.

Nos homens, o PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pela próstata normal que, em caso de tumor, produz uma quantidade muito maior. A história clínica completa, dosagem do PSA e o toque retal fazem parte da investigação da doença, sendo o câncer de próstata um dos mais fatais no homem.

Caso a pessoa tenha outra ou outras doenças já diagnosticadas, outros exames mais específicos devem ser solicitados. O importante nesta, e em todas as idades, é realizar a prevenção com consultas médicas e exames. Além disso, a prática de atividade física contribui para a longevidade.

Um forte abraço.