Cannabis é maconha? Vamos falar sobre isso?

Por Portal Opinião Pública 13/04/2023 - 11:30 hs
Foto: Divulgação

Nos últimos anos, vemos um avanço na medicina em relação a medicações antes prescritas e abolidas nos termos modernos. Uma dessas substâncias é a cannabis. Usada desde a primeira publicação a respeito de medicações no mundo, a cannabis era usada para epilepsia e dores estomacais. Com o passar dos anos, a proibição ao uso acarretou uma parada nos estudos a respeito desta planta.

Mas qual a diferença entre cannabis e maconha? Popularmente dito, a planta cannabis sativa apresenta diversas substâncias, uma delas é o Tetrahidrocanabiol (THC). Essa substância, que chamamos de psicoativa, é a substância que produz “o barato” ou as alterações decorrentes do fumo da planta. Mas outras substâncias estão presentes também, como o CBD (canabidiol) e CBG (canabigerol).

Atualmente, a discussão é a respeito do uso do canabidiol (CBD) para pacientes com doenças como Alzheimer, ansiedade, síndromes autistas, dores crônicas, e tantas outras indicações. Essas doenças todas podem ser tratadas com canabidiol, pois no nosso cérebro, temos receptores para essas substâncias.

Então, qual a discussão? Sabemos do benefício do uso de substâncias das plantas, temos receptores para elas, além disso, produzimos a nossa própria substância.

A discussão é salutar, mas infelizmente, cheia de preconceitos. As pessoas que fazem uso dessa medicação, apresentam melhoras importantes em relação a doença, e apenas as pessoas que não se beneficiam disso, que as julgam como “drogas”.

O óleo de cannabis não pode ser fumado, não dá “barato”, e tem suas indicações, inclusive em crianças. Uma lei do deputado Caio França (lei nº 17.618), que institui o fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol no SUS, visto o preço ainda não ser acessível para todos. Esse tipo de lei inclusiva beneficia uma parcela da população, que sofre, por exemplo, com as dores musculares da fibromialgia.

Vamos discutir se a ciência está acima do preconceito? Ciência está acima da desinformação?

Em caso de dúvidas, procure um médico prescritor.

Um grande abraço.

Instagram @tchellopierro