Editorial - Avanço e esperança

Por Portal Opinião Pública 01/06/2023 - 11:28 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

O câncer é uma das mais terríveis doenças que podem acometer um ser vivo. Em estágios avançados, ela leva milhares de pessoas a óbito. E uma das grandes lutas da comunidade científica é descobrir, enfim, uma cura para esse mal. E é neste sentido que uma notícia animadora surgiu nesta semana. Em um tratamento experimental no Brasil, um paciente de 61 anos teve remissão total da doença em apenas um mês.

O publicitário Paulo Peregrino, um dos 14 pacientes que participam dos testes da terapia celular CAR-T, curou-se da doença que o acompanha há um longo período. Treze anos atrás, Peregrino descobriu tumores em seu corpo e há cinco convivia com um linfoma. Contudo, após passar pelo experimento – via SUS (Sistema Único de Saúde), o publicitário conseguiu a remissão.

Nos outros casos estudados, a remissão da doença também foi considerada significativa, o que traz esperança de que a medicina está cada vez mais próxima de alcançar a cura do câncer. No tratamento, células de defesa dos pacientes são retiradas do corpo e manipuladas em laboratório, com o intuito de que elas aprendam a eliminar a doença. Depois disso, elas voltam ao organismo para combater o câncer.

Os testes desta nova técnica seguirão sendo realizados e, com resultados tão positivos, a esperança é de que em breve poderemos noticiar que a cura do câncer foi encontrada e que as pessoas que sofrem com este mal, possam ter uma oportunidade de se livrar de uma doença tão terrível.