Um novo nome

Desejando contribuir com Mauá, empresário Claudio Custódio acena com entrada na política

Por Portal Opinião Pública 07/06/2023 - 16:20 hs

Por Diego Maulana

Mudança. Essa é a palavra que melhor define o desejo de futuro para Mauá na visão do empresário Claudio Custódio. Empenhado em iniciar uma nova trajetória na cidade, desta vez dentro da vida pública e política municipal, o empreendedor defende que o município precisa encarar uma mudança de rumo que o leve a um caminho de maior crescimento e de mais oportunidades para seus cidadãos. E para isso, ele para quem sabe, chegar ao cargo máximo no Paço mauaense. 

Em entrevista à Revista SUCESSO, Custódio falou abertamente de sua nova meta e deu sua opinião sobre o que é necessário para que Mauá possa crescer e se tornar uma cidade melhor para seus cidadãos. 

Novos rumos 

Paranaense radicado em Mauá desde os seis anos de idade, Claudio Custódio construiu toda sua vida na cidade, trabalhando e estabelecendo sua empresa em um dos principais polos industriais da região, o condomínio ACIBAM (Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá). Essa trajetória, apesar de orgulhá-lo, não está completa, entretanto. 

O empresário deseja ingressar na política, área que ele enxerga como principal caminho para contribuir com o município. “Essa é uma possibilidade (de entrar na política) na qual quero investir, com certeza, pois vejo na política um caminho para ajudar no desenvolvimento da cidade. Acredito que seria possível fazer mais por Mauá estando em um cargo público, já que são eles que acabam definindo o futuro. Ainda estou analisando convites, tendo conversas com lideranças políticas. Minha principal intenção é lançar uma pré-candidatura no próximo ano, em que teremos eleições municipais”, afirmou. 

Mostrando certo inconformismo com os atuais rumos da cidade e os problemas políticos que balançaram as vidas dos mauaenses nos últimos anos, Custódio avalia que o município precisa se livrar dos velhos nomes e mirar pessoas que possam olhar para os próximos anos de maneira diferente. 

“Se Mauá quiser mesmo avançar, tornando-se uma cidade melhor e mais próspera, atingindo todo o potencial que sabemos existir por aqui, é necessário buscar pessoas mais preparadas, que tenham novas ideias e que estejam realmente dispostas a trabalhar para atingir esse patamar. Não podemos ficar nas mãos de alguns poucos grupos que se perpetuam no poder”, pontuou o empreendedor, explicando também que a sua motivação é o desejo de ajudar o município que o acolheu, junto de sua família, dando de volta aos mauaenses as oportunidades que ele recebeu ao longo da vida. 

“Quero contribuir com essa cidade que tanto me deu em todos esses anos. Foi aqui que cresci, ao lado da minha família, e que prosperei com a minha empresa. Então, nada mais justo do que devolver um pouco à Mauá, tentando melhorar a vida das pessoas que aqui vivem”. 

Com um objetivo já traçado, Custódio confirmou que já vem se preparando para essa nova vida. O primeiro passo tem sido estudar cada vez mais sobre o município e sobre assuntos que sejam pertinentes à administração pública. “Como para tudo na vida, acredito que o estudo é fundamental. Minha família é ligada a educação e foi através dela que conquistei meu espaço. Virei noites estudando antes de abrir minha própria empresa e estou sempre buscando me atualizar quanto às novidades para me manter no topo da minha atividade. Assim sendo, também quero aprofundar mais os meus conhecimentos em gestão pública e entender melhor como é possível administrar uma cidade de forma eficiente”, ponderou o empresário, que acrescenta. “Sempre prezo para que tudo seja bem feito, de forma transparente. E nesta nova caminhada não será diferente”. 

Perguntado quanto a falta de experiência na vida pública, o empresário disse não enxergar isso como um problema, lembrando que ele já possui uma larga vivência no mundo corporativo, o que não pode ser descartado. “Quanto a questão da experiência, por mais que não tenha ocupado nenhum cargo eletivo, creio que seja possível estar totalmente preparado para esse desafio graças ao estudo, à experiência como administrador no setor privado e ao conhecimento prévio que já possuo sobre o funcionamento de alguns departamentos públicos. É uma experiência de vida que não pode e nem deve ser descartada e que me auxiliaria muito em uma empreitada como essa”. 

Já em relação a sua visão sobre a administração pública, Custódio foi claro: para ele, o desenvolvimento de um município do tamanho de Mauá precisa ser pensando como um todo e não por meio de investimentos pontuais em um ou outro setor. 

“Não consigo destacar um segmento que precisa ser a prioridade de um governo. Claro que as áreas que sempre precisam de uma maior atenção são a Educação, a Saúde e a Segurança. E como empresário, obviamente tenho um olhar bastante voltado para o Trabalho e Geração de Renda. Só que não podemos deixar de lado o Transporte e as malhas viárias, a Cultura, o Esporte, o Lazer, a zeladoria pública, a Assistência Social, a Habitação, o Planejamento Urbano, as políticas voltadas para as minorias. Vejo que um verdadeiro administrador para uma cidade como Mauá, com o potencial que ela tem, precisa trabalhar duro para melhorar todos esses setores e da forma mais eficiente e sustentável possível”. 

Como recado final, Claudio Custódio contou qual é o seu sonho para a cidade. “Desejo ver uma Mauá mais igualitária, com mais oportunidades para todos. Mas isso só será alcançado através de muito trabalho e de pessoas que estejam realmente comprometidas com o município. Espero poder colaborar ainda mais para que um dia Mauá esteja não apenas entre as maiores cidades da região ou do estado, mas de nosso país”. 

Trajetória 

Natural de Goioerê, pequena cidade no noroeste do Paraná, Claudio Custódio chegou à Mauá em 1977, aos seis anos, ao lado de sua família, que se instalou inicialmente no Jardim Mauá, antes de se mudarem para o Jardim Anchieta, onde ele passou a infância. Muito responsável desde cedo, o pequeno Claudio se dedicava aos estudos e a cuidar de casa, enquanto os pais e os irmãos mais velhos trabalhavam. 

Aos 12 anos, Custódio conseguiu seu primeiro emprego na farmácia de seu irmão, algo que lhe trouxe muitas responsabilidades e também mais vontade de buscar conhecimento. Após dois anos trabalhando com o irmão, ele decidiu buscar um novo emprego, ingressando assim em uma empresa que fabricava carrinhos de bebê no bairro do Tamanduateí, na capital. Esse foi seu primeiro emprego formal, com carteira assinada. Na companhia, Custódio conseguiu evoluir de funções até sua saída, em 1996. 

De volta a Mauá, o hoje empresário teve então uma passagem por órgãos públicos antes de retornar à iniciativa privada, em uma empresa da cidade, trabalhando na área de Departamento Pessoal. Em 2006, contudo, seus rumos mudaram, quando ele resolveu iniciar seu próprio negócio, uma empresa especializada na produção de cabos elétricos especiais. Formada em 2010, após anos de estudo e de dedicação, a Custodio Condutores iniciou suas atividades e, poucos anos mais tarde, tornou-se referência no segmento e hoje é líder no mercado de cabos para alarmes de incêndio, sendo responsável por cerca de 56% das vendas de produtos do setor.