Mortes por febre maculosa são confirmadas em São Paulo

Por Portal Opinião Pública 15/06/2023 - 10:08 hs
Foto: Divulgação
Mortes por febre maculosa são confirmadas em São Paulo
Dr. Tchello Pierro alertou para sintomas da doença

O Instituto Adolfo Lutz confirmou, nessa terça-feira (13), três mortes por febre maculosa em São Paulo. A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos infectados. Essa doença recebe esse nome devido às manchas vermelhas (maculas) que podem surgir na pele dos pacientes. Embora seja considerada uma doença rara, a febre maculosa pode ser grave e até mesmo fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente.

A bactéria responsável pela febre maculosa é a Rickettsia rickettsii, que é transmitida principalmente pelos carrapatos do gênero Amblyomma no continente americano. Esses carrapatos são encontrados em áreas de vegetação alta, como florestas e matas. Quando uma pessoa é picada por um carrapato infectado, a bactéria é transmitida para o organismo, causando a infecção.

De acordo com o Dr. Tchello Pierro, os sintomas da febre maculosa podem variar, mas geralmente incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e mal-estar geral. Um sinal característico da doença é o surgimento de manchas vermelhas ou erupções cutâneas, que normalmente começam nas extremidades do corpo e se espalham pelo tronco. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os pacientes apresentam essa erupção cutânea característica, o que pode dificultar o diagnóstico.

Se não for tratada adequadamente, a febre maculosa pode evoluir para formas mais graves, afetando órgãos vitais como rins, pulmões e cérebro. Complicações como insuficiência renal, problemas respiratórios e danos aos sistemas nervoso e circulatório podem surgir, representando um risco significativo à saúde.

O diagnóstico da febre maculosa é feito com base na avaliação dos sintomas, histórico de exposição a carrapatos e em exames laboratoriais. Testes sorológicos que detectam a presença de anticorpos específicos contra a bactéria podem confirmar a infecção.

A prevenção da febre maculosa é fundamental e envolve medidas para evitar a exposição a carrapatos. No caso de suspeita de infecção por febre maculosa, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos, como a doxiciclina, que são eficazes no combate à bactéria causadora da doença.