Projeto referência em Mauá representa o munícipio em congresso nacional

Por Portal Opinião Pública 20/07/2023 - 10:18 hs
Foto: Divulgação
Projeto referência em Mauá representa o munícipio em congresso nacional
Projeto "Café com Saúde", de Rafaela Teixeira, já havia sido reconhecido em um congresso estadual

O projeto “Café com Saúde”, idealizado por Rafaela Teixeira e pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Magini, em Mauá, representou a cidade no XXXVII Conasems (Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), iniciado no último domingo (16) em Goiânia (GO). O evento, que terminou nesta quarta-feira (19), é considerado o maior voltado a saúde pública na América Latina.

O “Café com Saúde” fez parte das apresentações da “Mostra Brasil, Aqui Tem SUS”, que mostrou 500 experiências consideradas exitosas de todo o país a um júri técnico que avaliou as iniciativas e selecionou trabalhos vencedores. O projeto mauaense já havia se destacado no COSEMS (Congresso Estadual), recebendo menção honrosa em meio a cerca de 1.945 trabalhos de mais de 600 municípios.

O projeto “Café com Saúde” foi desenvolvido em Mauá com o objetivo de ratificar a UBS da Vila Magini “como um espaço de referência em saúde no território de abrangência através da participação da comunidade no planejamento, na gestão e avaliação dos serviços ofertados pela unidade”.

Já a aplicação da iniciativa se dá por meio de encontros mensais com a comunidade para rodas de conversa e para a preparação de um café comunitário, com a participação de trabalhadores, gestor local, agente comunitário de saúde, dentista, recepcionista, farmacêutico ou auxiliar de farmácia, enfermeiro, médico e administrativo, que se caracterizam utilizando camisetas com a cor de acordo com a área de abrangência onde está sendo realizado o encontro. O espaço utilizado é a residência de um usuário da comunidade ou a associação de moradores de bairro.

Durante os encontros, são discutidas as demandas de saúde e as sugestões que possam auxiliar na melhoria dos cuidados nos atendimentos realizados pela unidade. De acordo com as responsáveis pelo projeto, “é perceptível o aumento considerável de usuários que participam dos encontros, com isso obtivemos avanços importantes na aproximação entre população atendida e trabalhadores, no fortalecimento de vínculo e na diminuição da comunicação violenta na unidade que ocorria com frequência devido o desconhecimento da população sobre o funcionamento e fluxos da UBS”.