Seu ácido estomacal está baixo?

Por Portal Opinião Pública 20/07/2023 - 11:39 hs
Foto: Divulgação

Dr. Luiz Marcelo Chiarotto Pierro

Como podemos presumir isso através de um simples exame de sangue? Há quatro marcadores nutricionais que podem indicar a presença de hipocloridria, que é a redução do ácido estomacal necessário para absorver nutrientes dos alimentos: 

1. Nível de proteínas (albumina, prealbumina, proteínas totais);

2. Ferro (ferritina, ferro, tibe, saturação do ferro, hemoglobina);

3. Cálcio;

4. Vitamina B12. 

Esses nutrientes requerem um nível adequado de ácido estomacal para uma correta absorção.

As causas de hipocloridria podem incluir: 

- Gastrite atrófica, que ocorre devido a um ataque às células parietais que produzem ácido;

- Infecção por H. pylori;

- Uso crônico de antiácidos e inibidores da bomba de próton;

- fator idade: (acima de 65 anos), resultando em uma diminuição no número de células que produzem ácido estomacal conforme envelhecemos;

- Estresse crônico;

- Cirurgias estomacais. 

Para saber se você tem hipocloridria, é importante consultar um profissional de saúde que poderá avaliar esses marcadores e realizar exames adequados para um diagnóstico preciso.

Hipocloridria é uma condição médica em que o ácido clorídrico no suco gástrico do estômago é produzido em quantidades menores do que o normal. O ácido clorídrico desempenha um papel importante na digestão, ajudando a quebrar os alimentos e fornecendo um ambiente ácido para a ativação de enzimas digestivas. Quando há hipocloridria, a digestão adequada pode ser afetada, resultando em sintomas como indigestão, gases, sensação de plenitude após as refeições e possivelmente dificuldades na absorção de nutrientes. Essa condição pode estar relacionada a diversos fatores, como doenças autoimunes, uso crônico de medicamentos, envelhecimento ou outras condições de saúde específicas. O diagnóstico e tratamento da hipocloridria são realizados por um profissional de saúde qualificado.