Mais de 700 estudantes e moradores da cidade de Mauá participaram do Programas Portas Abertas no 1º semestre

Por Portal Opinião Pública 08/08/2019 - 11:22 hs
Foto: Divulgação
Mais de 700 estudantes e moradores da cidade de Mauá participaram do Programas Portas Abertas no 1º semestre
Visitas guiadas à ETE-Mauá tiveram boa procura no primeiro semestre deste ano

 

A BRK Ambiental informou que o programa “Portas Abertas”, desenvolvido pela empresa em Mauá, para mostrar como funciona o processo de tratamento de esgoto da ETE-Mauá e explicar sobre os avanços do Serviço Público de Esgotamento Sanitário do município, recebeu 756 visitantes nos primeiros seis meses de 2019.  

Alunos das escolas municipais, particulares e estaduais, além de moradores da cidade, educadores e membros de organizações não governamentais, participaram de visitas guiadas nas instalações da Estação de Tratamento de Esgotos de Mauá, ETE - Mauá, onde são tratados diariamente mais de 50.000.000 de litros de esgoto, que eram despejados in natura  nos córregos da cidade e agora retornam tratados para o Rio Tamanduateí.

As visitas à Estação de Tratamento de Esgoto, ETE – Mauá, têm duração aproximada de duas horas e são acompanhadas por profissionais que organizam palestras técnicas e educativas com o principal objetivo de despertar nos visitantes as mudanças de comportamento necessárias com relação ao destino correto do esgoto, contemplando informações a respeito dos serviços de coleta, afastamento, tratamento do efluente e sobre resíduos jogados indevidamente na rede coletora.

 “Após palestra no auditório da ETE-Mauá, os visitantes vão à campo para conhecer os tanques de tratamento e verificar de perto todas as etapas do processo até o descarte do efluente tratado no leito do Rio Tamanduateí, que ocorre de forma biológica com tecnologia de ponta, reproduzindo dentro dos tanques o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios”, explica Bruno Gravatá, da área de Operações da BRK Ambiental.

Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 74% de tratamento de esgoto, sendo este o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.

Desde seu início em maio de 2015 o programa Portas Abertas já contou com a participação de 4.600 visitantes. Em 2019 a expectativa é que cerca de 1.500 pessoas participem das atividades. Moradores da cidade toda e também das cidades vizinhas, assim como escolas estaduais, particulares, técnicas e faculdades também podem participar. Os interessados devem agendar uma visita gratuita pelo telefone (11) 4577-9580 ramal 202 ou pelo e-mail [comunicação_maua@brkambiental.com.br].