Pesquisa mostra que animais podem ajudar pessoas a se sentirem menos solitárias

Por Portal Opinião Pública 07/11/2019 - 10:02 hs
Foto: Divulgação
Pesquisa mostra que animais podem ajudar pessoas a se sentirem menos solitárias
Muitas pessoas reconhecem que animais são importantes nos cuidados com a saúde mental

 

Uma pesquisa conduzida pelo grupo Edelman Intelligence a pedido da HABRI (Human Animal Bond Research Institute) - organização sem fins lucrativos focada em pesquisas sobre a interação entre humanos e animais - e da Mars Petcare – empresa de produtos para animais – mostrou que os animais podem ter um papel fundamental na vida de pessoas que vivem sozinhas. Segundo o estudo, 26% dos entrevistados disseram que entendem a importância que os pets podem ter nos cuidados com a saúde mental.

Ainda de acordo com a pesquisa, realizada por meio de um questionário on-line, em maio deste ano, com 2.036 pessoas - das quais 1.469 eram tutores de pets, 80% dos participantes, que têm animais em suas casas, afirmaram se sentirem menos solitários por conta da presença de seus bichinhos. Além disso, a maior parte dos pesquisados disse acreditar na capacidade que os animais têm de estimular a interação dos humanos, especialmente quando se trata de pessoas da terceira idade. O objetivo do estudo era entender que tipo de papel que a interação entre animais de estimação e humanos pode ter no tratamento do isolamento social e da solidão.

O relatório da Edelman Intelligence também apontou outros dados interessantes. Segundo os resultados, 55% dos entrevistados com mais de 55 anos e que são tutores de pets confirmaram que têm um animal de estimação por saberem dos benefícios que isso traz para sua saúde mental; 54% dos entrevistados disseram que seu animal de estimação os ajuda a se conectar com outras pessoas; 51% dos participantes afirmaram que seu animal de estimação os ajuda a se sentir menos tímidos; 9 em 10 pessoas com mais de 55 anos acreditam que os pets podem ajudar os idosos a se sentirem menos solitários; e 73% dos entrevistados acreditam que asilos e instalações de vida assistida deveriam promover a interação com animais de estimação.

Com os resultados em mãos, o próximo passo deverá investigar a melhor forma de utilizar esses dados na sociedade, auxiliando profissionais que trabalham com o tema do isolamento social na resolução desse problema.