A importância da pontuação do Score e a necessidade de assessoria prévia para comprovação de renda

Por Débora Pezzotti Ribeiro 19/12/2018 - 10:00 hs

A famosa frase “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje” nunca foi tão verdadeira quanto nos dias de hoje, quando falamos de crédito imobiliário. Isso porque para compra de um imóvel através de financiamento bancário, não basta ter renda e CPF sem restrição. 

Desde que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a legalidade do sistema de Score de crédito em novembro de 2014, usado por empresas de proteção ao credito como a SERASA Experian e a Boa Vista Serviços, o sistema passou a ser utilizado de forma mais eficaz na concessão do credito. 

O Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000, e indica qual a probabilidade de um grupo de pessoas que tem comportamento semelhante pagarem ou não suas contas em dia. 

Para a obtenção desta pontuação são observados alguns pontos no comportamento financeiro do individuo, tais como: empresas que o mesmo se relaciona, histórico do pagamento de suas contas rigorosamente em dia, dados cadastrais completos e sempre atualizados e se está ou esteve negativado nos últimos 12 meses. 

É comum pessoas com CPF sem restrição e renda comprovada com margem para obtenção do credito pretendido, ter o pedido negado pela baixa pontuação do Score. 

Nesses casos o que fazer? 

Não existe milagre para aumento da pontuação. Se por um lado a pontuação diminui a cada situação negativa causada pelo individuo, o aumento da pontuação também será realizado gradativamente por cada situação positiva provocada. 

Mas existem algumas dicas que podem contribuir com esse aumento de pontuação: 

- Manter o nome limpo sem restrições de qualquer natureza;

- Pagar as contas em dia;

- Colocar as contas essenciais em débito automático: como conta de água, luz, telefone, internet, TV por assinatura e celular. Assim você não corre o risco de esquecer;

- Pagar sempre o valor total da fatura do cartão de crédito;

- Atualizar os dados cadastrais no SERASA;

- Manter o cadastro positivo aberto e ativo;

- Acompanhar a pontuação do Score fazendo o cadastro no SERASA. 

É importante ressaltar que a liberação do crédito por instituições financeiras ainda requer outro fator muito importante: a comprovação de renda, que também exige um tempo de preparação que pode variar de 4 a 6 meses. 

Portanto, se você está pesquisando uma possível compra de imóvel e vai precisar de financiamento bancário, procure uma assessoria credenciada pela Caixa Econômica Federal que te dê segurança nas informações prestadas para te orientar quanto a comprovação de renda. 

Profissionais liberais, autônomos, empresários e prestadores de serviços precisam de assessoria previa para orientação de que forma precisará comprovar renda, já que a maior parte das instituições bancárias não aceita mais extratos bancários para comprovação de renda. 

Atenção construtores/vendedores 

Falamos no artigo da edição passada sobre a importância do documentista para o comprador. Mas quero aqui salientar que a importância da aprovação prévia do crédito por uma assessoria é mais que importante, é necessária para evitar insegurança na negociação, surpresas negativas pelo caminho e até distratos que podem ser evitados. 

É necessário também orientar os clientes quanto a comprovação de renda, aumento do Score, se for o caso, e orientar sobre a reserva a ser feita para o pagamento da documentação e até informações simples de como evitar a contração de dívidas, que é uma informação bem corriqueira, mas que deixa de ser observada pelos clientes que estão prestes a passar por avaliação. 

Além do que, concentrar a documentação do construtor ou do vendedor em uma única assessoria, lhe dará tranquilidade no recebimento das informações e envio de documentação e sem nenhum tipo de custo para quem vende.