O seu pet tem vomitado espuma amarelada? O que isso quer dizer?

Seu pet tem vomitado uma espuma amarelada? Vocês acham que isso é problema de fígado? Pode ser isso sim. Porém, a resposta para esse problema pode ser algo bem mais simples e que, ajustado de forma correta na rotina de seu pet, já traz melhorias. Na maioria das vezes, o vômito biliar (amarelado) é devido a um jejum prolongado que seu cãozinho está passando. 

Na natureza, os cães viviam em matilhas (grupos) e comiam sempre todos juntos. Entretanto, mesmo após serem domesticados, esse comportamento de grupo não mudou. Ou seja, eles continuam achando que vivem em matilha e que nós, humanos, fazemos parte deste grupo. Por isso, muitos cães querem comer junto da gente ou em nossa presença. 

Desta forma, quando saímos de casa e ficamos por um longo período fora, eles ficam sem se alimentar esperando por nosso retorno. Daí surge esse período mais prolongado de jejum. 

Para solucionar esse problema, devemos estimulá-los a comer bem antes de sairmos de casa, colocando sempre que possível uma frutinha ou algum legume na ração. Outra solução seria acostumá-los, desde filhotinhos, a comer sempre que tiverem fome, deixando a ração a vontade na vasilha. 

É importante salientar ainda que precisamos prestar atenção aos comportamentos de nossos pets. Neste caso específico, caso o jejum prolongado persista, problemas mais graves podem surgir, como a gastrite, que precisará ser tratada com a administração de medicamentos. 

Ajudar o seu animal a comer com mais frequência e evitando o jejum prolongado, farão com que os vômitos biliares tendam a cessar, gerando mais qualidade de vida para seu amor de quatro patas.