Feridinha na barriga: o quê pode ser isso?

Devido a pandemia, estamos investindo cada vez mais no uso de álcool em gel e desinfetantes para higienizar ambientes. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que o uso deste tipo de produto pode gerar quadros de alergia em nossos pets. Você já deparou com machucados na barriguinha do seu cão e gato? Observou se eles andam coçando? 

Caso a resposta seja positiva, pode ser que seu animal esteja com um tipo de alergia chamada “dermatite de contato”, muito comum na parte debaixo do corpo, onde animal se apoia quando deita. Porém, a boa notícia é que esse quadro pode ser evitado ou minimizado com uma ação bastante simples: retirando totalmente os produtos de limpeza do chão antes de deixar o animal entrar neste ambiente. 

Tais situações são cada vez mais comuns, atualmente, justamente pelo fato de nossos pets estarem mais presentes dentro de nossas casas e em contato direto com as nossas manias de limpeza. Em alguns animais, o quadro de dermatite pode ser tão intenso que causa a necessidade da realização de tratamentos medicamentosos e até o uso de antimicrobianos, devido a infecções secundárias. 

Outro fator que pode desencadear dermatites de contato e alergias respiratórias são dejetos de obra (cimento, gesso, tinta, etc.). Desta forma, o ideal é não manter o animal nesse ambiente, autorizando seu retorno somente após uma limpeza bem completa do local. 

A minha dica para os donos de pets que deixam seus bichinhos nos ambientes internos de casa é que eles sigam higienizando o chão de suas casas com os produtos de limpeza de sua preferência. Contudo, após o uso destes materiais é importante enxaguar completamente o local, não deixando resíduos que possam afetar seu pet. Outra dica importante é evitar deixar o chão úmido, pois a umidade predispõe a formação de dermatites. 

Já quando os animais apresentam quadros repetitivos, o ideal é suspender o uso destes produtos e procurar por outros que tenham a composição neutra e com cheiro suave (o olfato de cães e gatos é muito aguçado e cheiros muito fortes podem gerar alergia respiratória também). Um desinfetante natural que encontramos com facilidade e também retira o cheiro de animal é o vinagre de maçã. 

Não há como prever se seu animal irá desenvolver dermatite de contato, mas caso aconteça e os ferimentos persistirem mesmo com esses cuidados, é importante levar seu pet a uma consulta com um médico veterinário para uma avaliação mais profunda da causa, pois normalmente essas dermatites podem gerar muita dor e incômodo.