Cinco conselhos para um jovem

Por Carlos Assunsão 29/03/2022 - 12:13 hs

1 – Comece a guardar dinheiro e investir o quanto antes;

Poupar e investir são hábitos simples, porém aquele tipo de hábito que é capaz de mudar uma vida. Se você decide poupar, fica mais consciente com os gastos e deixa de ser uma criança que só se preocupa com o hoje para virar um adulto que pensa no amanhã. Se decide investir, é obrigado a prestar atenção no mundo e aprender conceitos básicos que, se ensinados a todos, deixariam nosso país mais próspero.

2 – Aprenda a aprender sozinho e a aprender sempre;

Quem aprende sozinho, com o mínimo de ajuda externa, aprende mais rápido e fica apto a ensinar antes dos outros. Sabe aquela história de “não vou ler o livro, vou esperar virar filme”? Então, quem lê o livro é que faz o filme, vende os ingressos e fica rico com isso. Quem aprende antes está na vantagem.

3 – Diversifique suas fontes de renda;

O que acontece com uma plataforma que tem apenas duas pilastras quando uma dessa é arrancada? Ela vai pro chão. Uma plataforma com três pilastras tende a ser mais estável, com quatro mais ainda, e com 10 pilastras, mesmo que quebrem várias, provavelmente a plataforma continuará de pé. Quanto mais fontes de renda, maior a segurança financeira, principalmente se algumas delas não dependerem diretamente do seu trabalho (renda passiva).

4 – Aprenda com o passado, mas não se limite a ele;

Algumas pessoas aprendem com os próprios erros, outras, mais espertas, aprendem com os erros dos outros (e há um 3º grupo que nunca aprende). Ao estudar história é possível ver o que já deu certo no passado, aquilo que passou no teste do tempo, e também ver o que deu errado, mas é repetido até hoje (controle de preços, por exemplo). No entanto, apesar de muito útil, não se limite apenas a análise histórica. Um filósofo dizia que preferia a ficção a história, porque enquanto a história narra o que aconteceu, a ficção fala do que poderia ter acontecido.

5 – Escolha muito bem quem estará ao seu lado;

Escolher a pessoa com quem você irá dividir sua vida é a decisão mais importante de todas. Uma pessoa boa vai te ajudar a colocar em prática os pontos acima e te levará mais longe do que você iria sozinho. Já uma união destrutiva anulará seus esforços e deixará ambos frustrados. A regra de ouro numa união é que 1 + 1 > 2. Ou seja, o resultado do trabalho conjunto deve ser maior do que a simples soma dos trabalhos individuais.

DICA DO CARLOS - Comece antes de estar pronto

Sempre achamos que falta algo para estar perfeito para começarmos, enquanto o outro já começou, aprendeu com o erro e te passou. Você nunca estará 100% pronto para nada em sua vida, porém ao longo do caminho você se mostrará pronto pro desafio.