Editorial – O futuro chegou

Por Portal Opinião Pública 14/03/2024 - 13:07 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Exibido originalmente nos Estados Unidos em 1962 (e posteriormente em outros países, incluindo o Brasil), o desenho Os Jetsons mexeu com a imaginação de milhões de pessoas graças a sua premissa: uma família que vivia em um mundo futurista, onde a tecnologia era fundamental para a vida cotidiana. Quem viveu no final do século XX, sempre se imaginou, ou se perguntou quando diversos daqueles recursos apresentados no cartoon produzido pela Hanna-Barbera estariam disponíveis para nosso uso.

Hoje, em pleno 2024, alguns dos apetrechos mostrados na animação já são utilizados. E agora, um dos grandes sonhos de consumo dentre tudo aquilo que foi imaginado pelos criadores do desenho, os “carros voadores”, parecem estar cada vez mais próximos de se tornarem realidade. Recentemente, diversas empresas – entre elas algumas brasileiras – estão aperfeiçoando o conceito destes veículos (que não são carros e atendem pelo nome de eVTOL, que na tradução da sigla significa veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), buscando apresentá-los como uma nova alternativa de transporte para os próximos anos.

Segundo matéria do portal G1, a Embraer é uma das companhias que está em processo de regulamentação de seu modelo junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), buscando iniciar as operações destes veículos a partir de 2026. Outra empresa, a Vertical Connect, também já desenvolve seu modelo que planeja levar ao Ceará ainda este ano. Já as estrangeiras Lilium e Vertical Aerospace receberam encomendas das aéreas Azul e Gol, respectivamente, para fornecer veículos a serem utilizados por ambas já no próximo ano.

Obviamente tais veículos estarão restritos, em um primeiro momento, a uma pequena parcela da população, assim como ainda é hoje com, por exemplo, os helicópteros. Mas, aparentemente, estamos cada vez mais próximos de ver aquilo que assistíamos em animações e filmes de Hollywood se tornando realidade e, quem sabe em um futuro não tão distante, esse seja realmente o caminho do transporte.