Roubos e furtos é rotina em bairros de Mauá e Santo André

Por Portal Opinião Pública 11/07/2018 - 16:18 hs
Foto: André Henriques / DGABC

Basta conversar alguns minutos com moradores e comerciantes do Parque São Vicente, em Mauá, e Parque Marajoara, em Santo André, que faz divisa com o bairro mauaense, para descobrir inúmeros relatos sobre assaltos e furtos na região.

No bairro andreense, a Rua Rosária Aparecida tem histórico de furtos e assaltos, segundo moradores. Apesar das câmeras de segurança e portões robustos, a vizinhança já perdeu a conta de quantas vezes sofreu com a violência dos criminosos.

A dona de casa Maria Luíza Lopes, diz que a irmã foi assaltada há poucas semanas por cinco jovens. “Ela parou aqui na frente da casa e já chegaram anunciando o assalto e xingando. Levaram tudo. Ela demorou um tempão para refazer os documentos e cartões. Depois de uns dias acharam o carro e a bolsa, em um bairro aqui perto”, disse.

As ruas do bairro têm pouco movimento, mas a maioria das casas possui câmeras de segurança, apesar de não inibirem a ação dos criminosos. Os moradores contam que, por vezes, os bandidos chegam a pé; em outras, de moto.

Ao contrário do Parque Marajoara, que concentra mais moradias, o Parque São Vicente é movimentado e une comércio, fábricas e área residencial.

Funcionário de um comércio da região, que preferiu não se identificar, presenciou assalto às 17h, há cerca de 20 dias, na Rua Antônio Loro. “Dois caras chegaram de moto, apontaram a arma para um comerciante e levaram a moto dele. Foi muito rápido e assustador, pois a gente se sente de mãos atadas. Aqui nunca assaltaram, mas a gente sempre escuta alguém falar”, disse.

A maioria dos comércios e fábricas locais possui câmeras. “Isso aqui é só uma tentativa de segurança, na prática a gente sabe que não param os bandidos. Tenho para provar para o seguro que fui roubado. Agora, vai um morador levar a câmera na delegacia, duvido que tenha sucesso”, comentou o comerciante.

Até o momento, a Polícia Militar não respondeu sobre o número de casos de roubo na região.