Editorial – COP 30, por um futuro melhor

Por Portal Opinião Pública 06/11/2025 - 10:50 hs
Foto: Divulgação

Novembro de 2025 poderá se tornar um mês importantíssimo para todo o planeta nos debates sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas, com a realização da 30ª edição da Conferência das Partes (COP 30) da ONU. O evento, que acontece em Belém, no Pará, trará debates essenciais referentes a questão ambiental, e servirá como uma plataforma para negociações intergovernamentais sobre o clima.

A escolha por Belém, como cidade-sede do evento, já é um bom ponto de partida para destacar a necessidade urgente de expansão do diálogo para a preservação do meio ambiente. É naquela região que está localizada a floresta amazônica, maior floresta tropical do mundo, dona de uma biodiversidade incrível, que precisa ser conservada, assim como outros biomas pelo mundo, e área crucial para o equilíbrio climático.

Para o Brasil, ter uma edição da conferência sendo realizada em seu território também é uma oportunidade única de reforçar o protagonismo do país nesta seara, colocando-se em uma posição de liderança diante de outras potências e buscando encontrar os melhores caminhos para se chegar a um maior equilíbrio ambiental por todo o globo.

E com esse papel de liderança do Brasil, é fundamental levantar conversas sobre temas como redução de emissões de gases poluentes na atmosfera, adaptação aos impactos climáticos, preservação de biomas e novos modelos sustentáveis de negócios, buscando soluções que indiquem um caminho positivo para o futuro.

Mais do que um evento diplomático, a COP 30 precisa representar um novo passo em busca por um futuro mais sustentável.