Editorial - Cada vez mais quente

Por Portal Opinião Pública 22/01/2026 - 16:57 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Cientistas da União Europeia fizeram um alerta importante nesta quarta-feira (14). Segundo estudos da OMM (Organização Meteorológica Mundial), 2025 esteve entre os três anos mais quentes da história do planeta, desde que as medições começaram a ser realizadas, em 1850. E esse aumento na temperatura tem gerado preocupações.

Ainda que não considerem uma situação irreversível, o aquecimento do globo tem gerado alertas dos cientistas quanto aos impactos que tal mudança estão acarretando atualmente, como o crescimento no nível dos oceanos, o aumento no número de fortes tempestades e a elevação das temperaturas em determinadas partes do mundo durante o verão, e outras que podem ocorrer com o passar dos anos. E nós mesmos também já somos capazes de perceber certas mudanças.

Trazendo a análise para nossa realidade, estamos presenciando dias cada vez mais quentes no verão e frios no inverno, além de fenômenos naturais que antes só tínhamos conhecimento de outras nações, como os tornados que atingiram cidades do Paraná, ou a neve em municípios do sul do país, no meio do ano. Ou seja, estamos sim vivenciando uma nova realidade climática.

Por isso é preciso buscar meios de diminuir esses impactos, antes que o planeta entre em um caminho sem volta, prejudicando assim a vida e o futuro de bilhões de pessoas com as respostas que a natureza dará.