Orlando Morando e Clovis Volpi seguem realizando entregas importantes no comando de suas pastas

Por Portal Opinião Pública 29/01/2026 - 12:37 hs
Foto: Divulgação
Orlando Morando e Clovis Volpi seguem realizando entregas importantes no comando de suas pastas
Morando vem ampliando contingente da GCM de São Paulo

Ex-prefeito de São Bernardo se consolida no comando da Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo; em Ribeirão Pires secretário de Saúde foca em entrega de obras 

Atual secretário de Segurança Urbana da cidade de São Paulo e ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando tem realizado entregas importantes para garantir a segurança na maior capital da América Latina. Em Ribeirão Pires, o titular da pasta de Saúde, Clovis Volpi, também foca seu trabalho na realização de obras e ações de importância para o município.

Em São Paulo, somente no começo de 2026, o prefeito Ricardo Nunes, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), confirmou a realização de concurso para a contratação de 500 novos Guardas Civis Metropolitanos, que integrarão as fileiras da corporação, que já conta com 7.500 agentes. A ideia é que até 2028, a Guarda conte com mais de 10.000 integrantes.

“O prefeito Ricardo Nunes entendeu que a segurança é uma área de extrema importância. Com o suporte do prefeito estamos fazendo da GCM uma instituição modelo, que atua em várias frentes e que consegue resultados extremamente positivos”, declarou o secretário Orlando Morando.

Além disso, a SMSU também entregou 100 novas viaturas para a Guarda, ampliando ainda mais a ação da GCM em todo o município. Também foram disponibilizadas 244 armas de condutividade elétrica para serem utilizadas em ações de imobilização. Estas entregas fazem com que a Guarda de São Paulo seja maior do que a PM de dez estados. Para este ano, por exemplo, o orçamento da corporação tem previsão de atingir R$ 1,9 bilhão.

A cidade ainda conta com o programa Smart Sampa, maior sistema de videomonitoramento da América Latina, que segue sendo principal vitrine da prefeitura de São Paulo. Com 40.000 câmeras espalhadas em todo o município, a iniciativa tem chamado atenção de políticos do Brasil e até do exterior, que visitam a central semanalmente.

Já em Ribeirão Pires, o ex-prefeito da cidade e atual secretário de Saúde do município, Clovis Volpi, também realizou entregas importantes desde que começou a comandar a pasta.

O município integrou o top 10 do Estado de São Paulo em qualidade de saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, que analisa 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. Entre os avanços, a cidade implantou a primeira Clínica Pública de Cannabis Medicinal do Brasil, que, até dezembro de 2025, atendeu mais de 160 pacientes e distribuiu mais de 1.200 frascos do medicamento.

“Os resultados que Ribeirão Pires vem alcançando são fruto de planejamento, responsabilidade e de um trabalho coletivo comprometido com as pessoas. Nosso foco sempre foi organizar a rede, investir com critério e modernizar estruturas. Estar entre as melhores cidades do Brasil e do Estado de São Paulo em qualidade de saúde mostra que estamos no caminho certo, cuidando da população com visão de futuro”, afirmou Clovis Volpi.

Clovis assumiu a pasta com o compromisso de concluir o Hospital e Maternidade São Lucas. Após 14 anos de espera, foi entregue o novo equipamento, com a implantação de leitos inéditos de UTI e ampliação de 60% na maternidade. A Atenção Básica também avançou, com seis das 11 unidades totalmente revitalizadas ou novas.

A gestão ainda promoveu a entrega das novas sedes do CAPS Infantojuvenil e Adulto, a modernização do Centro de Especialidades Odontológicas e a implantação do programa inédito de Prótese Dentária, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2025, a rede municipal realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos, com destaque para o crescimento de 72% na Atenção Básica, totalizando 366.863 procedimentos, além de mais de 360 mil exames laboratoriais, 30 mil consultas em especialidades, 5 mil procedimentos odontológicos e quase 400 partos realizados na nova maternidade.