Homicídios aumentam 50% no Grande ABC

Por Portal Opinião Pública 26/02/2018 - 15:38 hs
Foto: Freepik

 

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado na última sexta-feira (23) revelam aumento de 50% no número de vítimas de homicídios na região em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2017. Juntos, os sete municípios registraram 21 óbitos.

No ano passado foram 14. A realidade do Grande ABC vai na contramão do Estado – que registrou 10% de queda neste tipo de crime – e da Capital – que manteve seus indicadores.

O destaque negativo ficou por conta de São Bernardo, que registrou oito assassinatos no mês passado, o que representa praticamente um terço das vítimas fatais de homicídio no Grande ABC. Na sequência aparecem Mauá (cinco), Santo André (quatro), Diadema (três) e Ribeirão Pires (um). São Caetano e Rio Grande da Serra não tiveram registros.

Segundo o balanço da SSP, casos de furtos de veículos também apresentaram alta de 11,28% na região. Foram 736 ocorrências em janeiro de 2017, contra 819 no mês passado.

Nos resultados positivos, destaque para a queda de 27,01% no roubo de veículos. Os casos passaram de 870 para 635 no mesmo período analisado.

Segundo a Polícia Militar, tal indicador foi “fruto do desempenho de operações como Força Total, Força Metropolitana e Cavalo de Aço, com ênfase para os locais em que mais se registram roubos e para a apreensão de armas e veículos irregulares, que geralmente são empregados nos crimes violentos contra o patrimônio”.

Roubo e furto em geral também apresentaram queda, de 12,32% e 4,48%, respectivamente, na região.