Cristiane Carbone retrata pontos históricos de Mauá em exposição na Pinacoteca Municipal

Por Portal Opinião Pública 02/12/2020 - 14:48 hs
Foto: Arquivo Pessoal / Cristiane Carbone

A artista plástica Cristiane Carbone inaugura, em 8 de dezembro, na Pinacoteca Municipal que fica no Teatro Municipal de Mauá, a exposição Retrato Mauá – Arte & História sobre o patrimônio cultural material da cidade. A exposição ficará aberta para visitação seguindo os protocolos sanitários de 9 de dezembro a 10 de janeiro de 2021 

A artista plástica Cristiane Carbone inaugura, em 8 de dezembro, a exposição Retrato Mauá – Arte & História, projeto de sua autoria que integra artes visuais, história e educação patrimonial. O evento, que acontece na Pinacoteca Municipal, foi idealizado pela artista para as comemorações de aniversário da cidade, que completa 66 anos no dia da abertura da exposição. O vernissage não será aberto ao público por conta das novas restrições sanitárias, mas será gravado e publicado nas redes sociais da artista. Contará com a colaboração do músico Pedro Avanço e de poetas de Mauá que farão participações especiais gravadas em homenagem ao município. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 10 de janeiro de 2021, de terça-feira à domingo, das 9 horas às 17 horas, seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social e limite de aglomeração de pessoas no espaço.

Carbone vai expor 22 obras que retratam o Patrimônio Cultural Material de Mauá e sua história, sendo 13 quadros em óleo sobre tela e 9 pinturas em aquarela de locais como o Museu Barão de Mauá, a Capela da Santa Casa, a Paineira histórica localizada na região central da cidade, o Cruzeiro de Pedra, o Marco de Pedra 1925, a Chaminé do Curtume, todos de grande valor histórico  para os mauaenses, além de espaços e equipamentos públicos conhecidos como o Teatro Municipal, a Câmara Municipal, a Pinacoteca de Mauá e a Gruta de Santa Luzia, entre outros locais.

O objetivo da artista com a exposição, além de valorizar o patrimônio cultural e material local, é despertar o senso de pertencimento dos munícipes em relação à história de Mauá. “Quando eu pensei no projeto, quis trazer para minha cidade o olhar que eu tenho sobre o patrimônio histórico, arquitetônico e natural nas artes plásticas e que desenvolvo em todo o país”, explica.

Carbone conta que estava entre os objetivos do projeto atuar com as escolas em visitação à exposição, mas por conta da pandemia a artista vai apostar nas atividades virtuais para que não haja aglomerações no espaço. “Decidimos fazer um vernissage diferente, gravado, onde eu vou explicar a importância do local histórico de cada obra retratada”, destaca. A abertura ficará nas redes sociais da artista – Facebook: @criscarbone; Instagram: @criscarboneoficial – para quem quiser conhecer a exposição sem precisar ir até a Pinacoteca Municipal.

Alguns trabalhos presentes na exposição serão reproduzidos no formato de cartão postal para ser distribuído aos visitantes. A exposição Retrato Mauá – Arte & História é um projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) com realização da Prefeitura de Mauá e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.  

Memória Paulistana

A artista Cristiane Carbone realiza no mesmo espaço, entre os dias 15 e 20 de dezembro, a exposição Memória Paulistana, com obras que retratam o Patrimônio Cultural da cidade de São Paulo. A exposição foi contemplada pela Lei Aldir Blanc.