Em noite para se esquecer, São Paulo é goleado pelo Inter em casa e perde a liderança do Brasileirão

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 12:09 hs
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net / Reprodução

 

Em confronto direto valendo a liderança do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (20), o São Paulo sofreu uma dura goleada para o Internacional e deixou a ponta da competição. Mesmo jogando em casa, no estádio do Morumbi, o Tricolor foi massacrado por 5x1 pelo Colorado, novo líder do torneio. 

Vindo de uma sequência ruim de resultados (um ponto conquistado em nove disputados), o São Paulo entrou em campo pressionado contra um Inter embalado por seis vitórias consecutivas no campeonato. E as fases distintas das duas equipes ficaram evidentes ao longo dos 90 minutos. Buscando sufocar o adversário em seu próprio campo de defesa, o time gaúcho pressionou a saída de bola dos paulistas desde os primeiros movimentos. E a estratégia funcionou. 

Com seis minutos de partida, o Inter já tinha finalizado ao menos três vezes, sendo duas delas com muito perigo ao gol defendido por Tiago Volpi. E na quarta tentativa, enfim, os visitantes abriram o placar. Após falta cobrada por Moisés na entrada da grande área, o zagueiro Victor Cuesta apareceu sozinho para cabecear e marcar o primeiro do Colorado. 

Em desvantagem no placar, o São Paulo passou a buscar mais o ataque assim que o Inter diminuiu a pressão na saída de bola. Porém, o Tricolor pouco conseguia criar, tendo como melhores oportunidades dois chutes de fora da área, o primeiro de Tchê Tchê e o segundo de Gabriel Sara. Já os gaúchos seguiam sendo perigosos, atacando com muita velocidade. E foi assim que o segundo gol acabou sendo construído. Após lançamento do goleiro Marcelo Lomba, Patrick desviou de cabeça. A bola sobrou para Yuri Alberto que, de primeira, acionou Caio. O jovem meia carregou e tocou na saída de Volpi. O goleiro ainda tocou na bola, que também desviou em Reinaldo e foi para o fundo da rede. 

Completamente tranquilo em campo, o Internacional seguiu criando oportunidades para ampliar o marcador enquanto o São Paulo não conseguia encontrar soluções e ficava cada vez mais nervoso em campo. Aos 35, contudo, o Tricolor esboçou uma reação com o gol de Luciano. Após cobrança de escanteio na primeira trave, o lateral Reinaldo desviou para o meio da área e o atacante, sem marcação, descontou para o mandante. 

No segundo tempo, o São Paulo voltou a campo com duas alterações: saíram Gabriel Sara e Leo e entraram Vitor Bueno e Igor Gomes, enquanto no Inter o meia Caio deixou o gramado machucado para a entrada de Peglow. O panorama da partida, contudo, pouco se alterou. 

Sem criatividade, o São Paulo pouco ameaçava o gol de Marcelo Lomba. Já o Internacional seguia perigoso nos contra-ataques. Mas foi em uma saída de bola errada dos donos da casa que o Colorado marcou o terceiro. Aos 14 minutos, Tiago Volpi rapidamente acionou Luciano com as mãos. O atacante recuou de primeira para Vitor Bueno, que se atrapalhou e perdeu a bola para Peglow. Atento ao lance, Yuri Alberto pegou a sobra, já dentro da área e finalizou para aumentar a vantagem. 

O gol desnorteou o então líder do campeonato e animou os visitantes, que marcaram o quarto aos 20 minutos. Em mais uma saída veloz do Inter, Peglow recebeu de Edenilson na intermediária ofensiva e tocou em profundidade para Yuri Alberto, que sem muito esforço anotou seu segundo gol no jogo. Dois minutos depois, veio o golpe de misericórdia, novamente com o nome do jogo, Yuri Alberto. Daniel Alves deu um passe errado, no meio campo, e a bola sobrou para Patrick, que de primeira lançou Yuri Alberto. O atacante invadiu a área e chutou rasteiro para marcar pela terceira vez e anotar o quinto do Inter. 

Aos 24, em novo contra ataque, os gaúchos quase marcaram o sexto. Peglow recebeu pela direita, cortou para o meio e chutou fraco para defesa de Volpi. Sem forças para reagir, o São Paulo seguiu sem ameaçar o Inter que também diminuiu o ritmo e apenas administrou a goleada. 

Com o resultado, a equipe dirigida por Abel Braga chegou a 59 pontos e assumiu a liderança do campeonato. O Tricolor Paulista, por sua vez, estacionou nos 57 pontos e agora é o segundo colocado.

As duas equipes voltam a campo no fim de semana. No sábado (23), o São Paulo recebe o Coritiba, que está na zona de rebaixamento, no Morumbi às 19h. Já o Inter joga em casa, no domingo (24), às 16h, contra o Grêmio, no Gre-Nal 429.