Palmeiras abre 2x0, mas Corinthians busca empate em dérbi movimentado em Itaquera

Por Portal Opinião Pública 04/03/2021 - 14:26 hs
Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação

Corinthians e Palmeiras fizeram um jogo bastante movimentado, nesta quarta-feira (3), pelo Campeonato Paulista. Debaixo de muita chuva na Neo Química Arena, o Verdão começou melhor e abriu 2x0 no placar. O Timão, porém, não se deu por vencido e buscou o empate no primeiro dérbi da temporada 2021. 

Com a cabeça no jogo de volta da Copa do Brasil, que será disputado neste domingo (7), o Palmeiras estreou no Paulistão mandando a campo um time mesclado entre reservas e garotos da base, enquanto o Corinthians entrou em campo com o que tinha de melhor, após ser acometido por um novo surto de Covid-19 que tirou oito atletas de ação, entre eles o goleiro Cássio, os laterais Fagner e Fábio Santos e os volantes Gabriel, Ramiro e Camacho, esse último retirado da concentração de última hora. 

E foi o Verdão quem começou o jogo melhor, abrindo o placar logo aos quatro minutos. Ligado no jogo, o volante Danilo interceptou passe de Cantillo e rapidamente tocou para Lucas Lima, que entrou na área e, de pé direito, tocou cruzado, na saída do goleiro Matheus Donelli. 

Apesar da chuva, o jogo esquentou, e o Corinthians tentou responder aos 10 minutos, com o jovem atacante Rodrigo Varanda. Após cruzamento da esquerda de Piton, o garoto mergulhou e cabeceou pra fora. Dois minutos depois, veio a resposta do Palmeiras. Em boa jogada pela direita, Breno Lopes cruzou para Willian Bigode, mas o zagueiro Jemerson se antecipou e fez o corte. 

Aos 18 minutos, o Timão chegou novamente pela esquerda com Piton, que cruzou para Jô. O atacante, porém, foi travado pela zaga palmeirense. Melhor em campo, o Palmeiras chegou ao segundo gol aos 25 minutos. Em rápido contra ataque, Gustavo Scarpa deu excelente passe para Willian, que invadiu a área e cruzou rasteiro para o jovem Gabriel Silva, de carrinho, empurrar para a rede e marcar seu primeiro gol com a camisa do Verdão. 

Em desvantagem, o Corinthians passou a atacar mais e levou perigo aos 28, com Matheus Vital chutando de fora da área, e aos 29, com Rodrigo Varanda exigindo boa defesa de Vinicius Silvestre. A partir dos 30 minutos, a chuva apertou de vez, dificultando a criação de jogadas pelo chão. E quem aproveitou foi o Timão. Aos 35, Jemerson fez lançamento em cobrança de falta para a área. O atacante Jô disputou no alto e a bola acabou sobrando para Matheus Vital, que ajeitou e tocou na saída de Vinicius Silvestre. 

Na volta para a segunda etapa, o Corinthians chegou ao empate. Logo aos dois minutos, Roni lançou Matheus Vital pela esquerda. O meia descolou lindo passe de trivela para Rodrigo Varanda, que dominou dentro da área e tocou na saída de Vinicius Silvestre. Tudo igual em Itaquera. 

Cinco minutos depois, o Palmeiras voltou a marcar com Willian. A arbitragem – liderada pela primeira vez por uma mulher, Edina Alves Batista – no entanto, assinalou impedimento na origem da jogada. Com o campo pesado, as duas equipes diminuíram o ritmo e chegaram poucas vezes com perigo ao gol adversário, o Corinthians tentando explorar jogadas pelos flancos e o Palmeiras apostando em chutes de média e longa distância. 

Na próxima rodada, o Corinthians volta a atuar na Neo Química Arena no domingo (7), às 11h, contra a Ponte Preta. Já o Palmeiras também entra em campo no domingo, às 18h, no Allianz Parque, mas para o segundo jogo da final da Copa do Brasil 2020 diante do Grêmio. No jogo de ida, em Porto Alegre, o Verdão venceu por 1x0, gol de Gustavo Gomez, e precisa somente de um empate para levantar a taça da competição pela quarta vez em sua história. No Paulistão, a equipe alviverde só volta a campo no dia 11, às 19h, para encarar o São Caetano, em jogo atrasado da primeira rodada, no Allianz Parque.