Palmeiras sofre, mas estreia com vitória na Libertadores

Por Portal Opinião Pública 22/04/2021 - 12:20 hs
Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação

Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Palmeiras precisou suar bastante para vencer o Universitario, do Peru, na estreia da competição continental, nesta quarta-feira (21). Jogando fora de casa, o Verdão chegou a abrir 2x0 no placar, mas viu a equipe peruana empatar o jogo em menos de três minutos e só conseguiu garantir o triunfo por 3x2 no último lance da partida. 

Vindo de uma sequência de quatros jogos sem vitória, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira começou a partida pressionando os atuais vice-campeões peruanos no campo de ataque e criou sua primeira oportunidade de marcar aos nove minutos, com Patrick de Paula. O meia recebeu lançamento do zagueiro Luan dentro da área, ganhou a disputa com o marcador, mas finalizou pra fora. 

Melhor em campo, o alviverde seguiu pressionando e abriu o placar aos 19. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Alan Empereur desviou na primeira trave e a bola sobrou para Danilo empurrar para o gol. Com a vantagem, o Verdão ficou mais à vontade na partida e seguiu criando oportunidades. Aos 24, novamente Empereur conseguiu desviar uma cobrança de escanteio e exigiu boa defesa do goleiro Carvallo. Já aos 31, Rony aproveitou cruzamento, mas cabeceou para fora. 

Autor do primeiro gol do jogo, Danilo teve outra grande oportunidade. O meio-campista recebeu perto da entrada da área, tabelou com Patrick de Paula e bateu colocado, assustando o arqueiro peruano. O Palmeiras ainda voltou a levar perigo no último lance da primeira etapa com o zagueiro Luan. O camisa 13 recebeu uma bola ajeitada por Alan Empereur na marca do pênalti, mas chutou no travessão. 

No início da segunda etapa, o panorama do jogo não se alterou e o Palmeiras seguiu pressionando o Universitario até ampliar o placar, aos seis minutos. Após ótimo lançamento de Luan para a ponta-esquerda, o atacante Rony dominou, invadiu a área e rolou para Raphael Veiga, que bateu firme para anotar o segundo gol palmeirense. 

Em vantagem, o Palmeiras relaxou e viu o time peruano avançar mais ao ataque e levar perigo aos 13, em cobrança de falta que foi afastada por Danilo, antes da finalização do ataque. Mas aos 18, um lance mudou completamente o prosseguimento da partida. Acionado pelo lado direito do ataque, o meia Novick ganhou de Alan Empereur e acabou sendo derrubado pelo zagueiro, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Na cobrança da falta, o próprio Novick encontrou Gutierrez sozinho na segunda trave e o centroavante só teve o trabalho de cabecear para as redes. 

O gol animou o Universitario, que se lançou ao ataque. Após nova cobrança de falta, aos 21, a zaga afastou parcialmente e Danilo tentou sair jogando. Porém, o autor do primeiro gol palmeirense dominou com o braço. Pênalti para os donos da casa que Gutierrez converteu, batendo com força no meio do gol. Completamente desconcentrado, o Verdão quase levou a virada aos 27. Em bola lançada para a área, Weverton saiu mal e não alcançou a bola, que o encobriu, mas saiu pela linha de fundo. 

Depois de empatar a partida, o Universitario voltou a se retrair enquanto o Palmeiras, com um homem a menos e após várias substituições, tentava encontrar espaços para atacar, mas sem sucesso. E aos 48, quando tudo se encaminhava para um empate amargo na estreia do atual campeão da Libertadores no torneio, Luan fez um cruzamento perigoso na área que o zagueiro Alonso desviou contra a própria meta. A bola bateu no travessão e saiu em escanteio. Na cobrança, o garoto Renan, que entrou no segundo tempo, subiu sozinho e marcou o gol da vitória alviverde. 

Com a sofrida vitória, o Palmeiras largou na liderança do grupo A, já que no outro jogo da chave, o Independiente Del Valle, do Equador, empatou em 1x1 com o Defensa y Justicia, da Argentina. Na segunda rodada, o Verdão encara os equatorianos no Allianz Parque. O jogo acontece na próxima terça-feira (27), às 21h30. Antes disso, a equipe de Abel Ferreira enfrenta o Guarani, nesta sexta-feira (23) às 20h, em Campinas, e o Mirassol, em casa, no domingo (25), em partidas válidas pelo Campeonato Paulista.