Editorial - Melhora à vista?

Por Portal Opinião Pública 09/09/2021 - 12:18 hs
Foto: Divulgação / Agência Brasil

A três meses e meio do fim de 2021, o estado de São Paulo poderá ter um certo aquecimento em relação ao comércio e a geração de empregos, segundo lojistas, empresários e o governo estadual. A expectativa destas áreas é de que, no último trimestre do ano, haja um crescimento de 20% nas vendas e na oferta de vagas de trabalho, caso as restrições geradas pela pandemia de Covid-19 diminuam.

Parte desta esperança se dá pelos resultados obtidos até agora com a vacinação contra o coronavírus. Até o final do ano, é possível que grande parte da população já tenha tomado as duas doses do imunizante, o que geraria justamente a diminuição de restrições. Caso tudo corra bem, com o controle da pandemia, muitas pessoas passariam a estar mais seguras em poder voltar a uma rotina mais “normal”.

Além disso, o calendário de comemorações também favorece essa projeção. Com datas como o Dia das Crianças, a Black Friday e as festas de final de ano, a expectativa de aquecimento do mercado de vendas e serviços cresce bastante, assim como a possibilidade de surgimento de vagas de emprego (mesmo as temporárias) mais comuns nesta época do ano.

Entretanto, essas ainda são apenas estimativas. Para que essa previsão se concretize, é necessário torcer para que haja o controle da pandemia – especialmente no que se refere a variante delta, que pode voltar a fazer com que o número de casos se eleve – e da inflação, garantindo assim que o consumidor tenha mais condições de gastar. Ou seja, muito ainda precisa ser estudado e resolvido para que as previsões saiam mesmo do papel.

Mas pelo menos já é possível ter expectativas positivas sobre o futuro em curto prazo.