Editorial - Censo 2022

Por Portal Opinião Pública 04/08/2022 - 10:15 hs
Foto: Divulgação / IBGE

Depois de dois anos, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) finalmente poderá realizar o Censo Demográfico Nacional, pesquisa fundamental para entendermos um pouco melhor o nosso país. O levantamento, que ocorre a cada dez anos, deveria ter sido realizado em 2020, porém, acabou postergado devido a pandemia e a – segundo o governo Federal – falta de previsão orçamentária.

A realização do Censo é essencial ao país não somente para atualizar os números referentes à nossa população (atualmente estimada em mais de 215 milhões), mas também para entender características de cada região no que se refere a uma série de indicadores como trabalho, educação, saúde, saneamento básico e diversas outras questões.

É a partir deste levantamento, aliás, que são (ou deveriam ser) elaboradas políticas públicas que têm como objetivo atender melhor a população, seja pelo direcionamento de verbas para atender municípios ou regiões inteiras, seja na propositura de projetos que venham a sanar determinadas demandas dos cidadãos. Essa é a importância de se participar da pesquisa, já que ela é uma forma de atualizar o que se passou no Brasil ao longo da última década, ainda mais depois de ela superar o período ideal para sua realização.

Portanto, quando os recenseadores do IBGE chegarem até sua casa (eles estarão sempre identificados e a identidade de cada um poderá ser confirmada pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html) não deixe de responder o questionário, pois as informações coletadas são muito importantes para o desenvolvimento do país.