Nova ministra da Saúde, Nísia Trindade quer iniciar nova campanha de vacinação em fevereiro
A nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, confirmou nesta terça-feira (10) que o país iniciará uma campanha de vacinação infantil já no mês de fevereiro, com o objetivo de retomar índices maiores de cobertura vacinal no Brasil. De acordo com a nova chefe da pasta, a ação incluirá a imunização contra a Covid-19.
Em coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF), a ministra revelou que todo o detalhamento sobre a campanha está sendo elaborado no momento pela câmara técnica assessora de imunizações. Entre as novas ações, Nísia afirmou que deseja ver a instalação de pontos de vacinação em escolas.
“Nós estamos recuperando a relação plena das sociedades científicas e de todos que estabelecem as bases para imunização nesse momento. A câmara técnica assessora está reunida neste momento para que possamos, em fevereiro, dar início de forma mais efetiva a essa campanha”, disse.
A ministra da Saúde ainda destacou a inclusão da imunização contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. Na última sexta-feira (6), o Ministério da Saúde assinou um aditivo para a compra de 750 mil doses da Coronavac, para ampliação da imunização do público infantil. O lote deve ser entregue nos próximos dias e um novo aditivo deve ser assinado totalizando a aquisição de 2,6 milhões de doses do laboratório.
“Nós já adquirimos vacinas do Instituto Butantan contra Covid-19 para uso pediátrico, estamos trabalhando também com a Pfizer com esse mesmo objetivo, garantindo que haja vacina”, completou.
Nísia ainda detalhou quais serão as pautas prioritárias da gestão visando os cem primeiros dias do novo governo. Entre as metas estão a elaboração de um plano emergencial para redução de filas para diagnósticos e cirurgias eletivas; transparência da Câmara Técnica Assessora para Imunizações (Ctai) e recuperação da conversa com a sociedade científica; retomada do Programa Farmácia Popular e ampliação da oferta de medicamentos; fortalecimento da saúde da população negra e indígena; ações emergenciais para a população Yanomami; seguimento e ampliação do programa Mais Médicos, priorizando os médicos brasileiros e posteriormente os médicos estrangeiros; reforço do diagnóstico do câncer do colo do útero.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...