Portugueses se reúnem em manifestação contra maus-tratos a animais no país

Por Portal Opinião Pública 26/01/2023 - 15:39 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Milhares de portugueses foram às ruas de Lisboa, capital do país, no último sábado (21), para protestar contra uma possível queda da lei que criminaliza os maus-tratos a animais. A manifestação foi organizada pelo grupo IRA (Intervenção e Resgate Animal) e juntou simpatizantes à causa animal de todo o país.

De acordo com o portal português PIT – Pets in Town -, que acompanhou a mobilização, centenas de manifestantes de diversas cidades portuguesas como Coimbra, Leiria, Porto, entre outras, foram de ônibus até à capital para protestar contra o pedido feito pelo Ministério Público português ao Tribunal Constitucional para que tornasse a lei, em vigor desde 2014, inconstitucional no país.

Os manifestantes começaram a se concentrar na Praça Marquês de Pombal por volta das 15h (horário local) e logo em seguida percorreram diversas vias da cidade, inclusive a Rua do Século, onde está localizado o Tribunal Constitucional. Lá, o grupo parou e começou a gritar por “justiça”. O ato terminou na Praça do Rossio, por volta das 19h locais. Na oportunidade, o presidente do IRA, Tomás Pires, fez um discurso de agradecimento aos presentes e voltou a reforçar a importância da mobilização.

Recentemente, uma petição pública criada para que o assunto fosse discutido no parlamento português, atingiu cerca de 78 mil assinaturas, mais de dez vezes mais o necessário para que o tema entrasse na pauta, o que deverá acontecer. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também se manifestou pouco antes dos atos reforçando o coro por uma lei que puna os crimes de maus-tratos.