Editorial - Fazendo a diferença

Por Portal Opinião Pública 04/02/2021 - 12:52 hs
Foto: Samir Hussein/WireImage
Editorial - Fazendo a diferença
Tom Moore morreu aos 100 anos por Covid-19

Nesta semana, dois senhores, um brasileiro e um inglês, ganharam as manchetes nos portais de notícia. O tupiniquim é o padre Julio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo. O britânico é o Sir Tom Moore, veterano que combateu na Segunda Guerra Mundial. E o que há de comum entre os dois? São exemplos de que, não importa a idade, você pode fazer a diferença.

Começando pelo padre Julio Lancelotti, no início desta semana o presbítero ganhou as notícias por quebrar a marretadas pedras instaladas pela Prefeitura de São Paulo sob um viaduto na Zona Leste da cidade. Crítico da iniciativa, o padre tomou a ação como algo inaceitável e higienista e não ficou de braços cruzados: munido de uma marreta, ele foi até um dos pontos onde as pedras foram instaladas e decidiu por si próprio retirá-las.

Obviamente, o episódio gerou críticas negativas à Prefeitura paulistana que se eximiu de culpa, apontando um funcionário – exonerado posteriormente – como responsável unilateral pela medida.

E com isso o padre Julio Lancelotti, que há tempos faz um trabalho importante na capital voltado para levar um pouco de dignidade às pessoas em situação de rua, conseguiu chamar a atenção para um problema recorrente na maior cidade do país e, quem sabe, iniciar algum movimento que possa trazer melhorias nessa área.

Já na Inglaterra, o falecimento de Sir Tom Moore causou comoção em todo o país. Veterano de guerra, ele morreu aos 100 anos, como mais uma das vítimas da Covid-19. Doença justamente contra a qual ele lutou.

Para quem não ficou sabendo, Sir Tom Moore organizou, no ano passado, uma campanha de arrecadação de fundos que seriam destinados ao sistema público de saúde do Reino Unido, exatamente para auxiliar no combate ao coronavírus. A empreitada encabeçada por ele angariou 33 milhões de libras, muito mais do que as mil libras propostas por ele, inicialmente. E a forma como ele tentou chamar a atenção para a campanha foi espetacular. Mesmo com dificuldades de locomoção e auxiliado por um andador, ele deu 100 voltas em seu quintal, como forma de incentivar as doações.

A ideia foi tão notável que, pouco tempo depois ele foi condecorado cavaleiro da rainha. Daí o título de Sir.

Tanto o padre Julio Lancelotti quanto o Sir Tom Moore são exemplos a serem seguidos e mostram que, não importa sua idade, você pode fazer a diferença de alguma forma.