Consórcio ABC pede ao governo do estado para que as sete cidades da região avancem no Plano São Paulo

Por Portal Opinião Pública 15/04/2021 - 14:34 hs
Foto: Divulgação / Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Em ofício enviado ao Governo do Estado, entidade regional destaca que a região possui indicadores compatíveis para a fase laranja 

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC enviou um ofício ao governo estadual solicitando a reclassificação da região para a fase laranja do Plano São Paulo. Atualmente, todo o estado está classificado na fase vermelha, que impõe diversas restrições ao funcionamento de serviços considerados não essenciais. 

No documento, a entidade regional pontuou que a região diminuiu a média de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados à Covid-19 para 79,86%, de acordo com a metodologia do plano elaborado pelo governo estadual. Outro ponto destacado no ofício é de que neste momento o Grande ABC tem disponíveis cerca de 50 leitos de UTI por 100 mil habitantes, número superior à média do estado, que atualmente é de 31 leitos de UTI por 100 mil habitantes. 

O documento também traz informações sobre a vacinação nas sete cidades, ressaltando que a região está chegando à marca de meio milhão de doses aplicadas, e que houve a diminuição em 14% do número de internados pela doença nas últimas duas semanas, após a adoção de medidas de combate ao coronavírus. 

Para o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), a decisão de solicitar o avanço da região à fase laranja do Plano São Paulo ao governo estadual se justifica com base nos dados apresentados. 

"As sete cidades seguem unidas nos esforços para conter o avanço do vírus e continuarem bem estruturadas, ampliando a vacinação da nossa população. Graças às medidas adotadas, conseguimos desacelerar o ritmo de contágio e recuar os índices de internações. Por isso, entendemos que é possível a flexibilização de forma segura e responsável”, afirmou Paulo Serra.